NEXT

O Núcleo de Extensão (NEXT) foi criado por meio da Portaria FMB nº021/2017, de 28/07/2017, com o intuito de acompanhar as atividades de extensão universitária no âmbito da FMB-UFBA.
As propostas e relatórios de atividades de extensão elaboradas por servidores docentes ou TAEs da FMB passaram a ser submetidas à análise prévia do NEXT, com vistas ao cumprimento dos normativos vigentes, substanciando, dessa forma, as apreciações da Congregação. 

3º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2019)
2º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2018)
1º Relatorio de Atividades NEXT (jul2017 a jun2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Orientações para projetos de extensão NEXT-FMB.

 

LEGISLAÇÕES:


DOCUMENTOS PROEXT:


EDITAIS:

 
Principais atividades permanentes desenvolvidas:
 
Criado em 10 de agosto de 2007, o Ambulatório Materno-Infantil Professor Nélson Barros é uma unidade docente-assistencial coordenada por docente do Departamento de Pediatria, e já consolidada como importante campo de prática da FMB. A atual coordenadora é a Profa. Regina Terse Trindade Ramos. Através de cooperação técnica com a SMS de Salvador, tem sido possível disponibilizar uma equipe de Saúde da Família para a comunidade do Centro Histórico, garantindo assim a oferta de consultas, procedimentos, dentro os quais realização de curativos e vacinação, além de atividades educativas realizadas tanto pela equipe quanto pelos docentes dos Departamentos de Pediatria e do de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, os quais desenvolvem atividades curriculares de graduação na Unidade. Os componentes curriculares que exercem atividades no referido espaço são: Módulo de Pediatria (MED B44), oferecido no sétimo semestre; Internato I e II de Pediatria (MED 231 e 245, quinto e sexto anos do curso médico); e Ginecologia e Obstetrícia (MED B55). A Unidade também acolhe os residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria do Complexo HUPES –UFBA, que necessitam de atividades em Atenção Primária à Saúde.
A Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC) é um Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA), coordenado pelo Profº Drº Leandro Dominguez. Criado em 2003, o Serviço desenvolve atividades de intervenção preventiva e assistencial às pessoas que usam drogas por meio de projetos elaborados com esse fim e desenvolvido em parceira com outras instituições a nível local (Estado e Município), nacional (Ministérios da Saúde e Ministério da Justiça) e Internacional (Governo Americano). Em 2012 um novo Projeto assistencial entrou em funcionamento: o Centro de Atenção Psicossocial para Pessoas que usam álcool e outras Drogas CAPS AD Gregório de Matos. Entre os projetos de prevenção o mais recente, iniciado em 2012 é o Prevenção do uso abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e que se destina à criação de grupos de atenção ao uso de drogas em cada uma das unidades de ensino da rede estadual. Outra linha de atuação da ARD-FC é a de ensino e capacitação. O Serviço serve de campo de prática para três atividades , diretamente sob a sua responsabilidade: a componente Redução de Danos da disciplina MED MB53; o Programa de Educação pelo Trabalho PET Saúde Mental Álcool e outras Drogas e a Disciplina M84 Arte e Redução de Danos, vinculada à Ação Curricular em Comunidades e Sociedade ACCS da Pro-Reitoria de Extensão PROEXT/UFBA. Indiretamente outros Departamentos e Unidades da UFBA e de outras Instituições de ensino da Bahia, utilizam a ARD-FC como campo de estágio, curricular e extra-curricular a nível de Graduação e de Pós-Graduação. No que diz respeito à capacitação técnica, o principal projeto é o de integração da ações de Redução de Danos decorrentes do uso de drogas à atenção Básica de Saúde do Município de Salvador, em parceria com a Secretaria municipal de Saúde. A ARD-FC tem participado de estudos locais e de estudos multicêntricos de natureza epidemiológica e comportamental relacionado ao uso de drogas em parceria com outras Universidades brasileiras e de outros países. Acesse: https://aliancardfc.wordpress.com/alianca/
O CAPS do Garcia é um projeto de extensão permanente do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da FMB – UFBA, de natureza docente-assistencial. A unidade de saúde, inaugurada em 12/09/08, é coordenada pelo Professor Carlos Tadeu Lima, tendo como docentes participantes as Professoras Fabiana Nery, Míriam Gorender, Esdras Cabus Moreira e Ivete Oliveira. Funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, que fornece grande parte do corpo técnico, e a FAPEX que oferece apoio administrativo e um psiquiatra. O CAPS é responsável pela coordenação de cuidados à saúde mental em um território adstrito de 31 localidades com 370 mil habitantes no Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho. É cenário de prática de três disciplinas do curso de Medicina e uma disciplina do curso de Enfermagem, recebendo também estagiários de Farmácia e Serviço Social. É campo de estágio do Programa de Residência Médica de Psiquiatria e da Residência Multiprofissional do HUPES.
Extensão Permanente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Estado da Saúde, Justiça, Educação, Trabalho e Ação Social, Planejamento e Tecnologia; Prefeitura Municipal de Salvador, Câmara de Vereadores da Cidade de Salvador, Serviço Social da Indústria-SESI/BA, Associação Baiana de Apoio ao Estudo e Pesquisa do Abuso de Drogas-ABAPEQ. Objetivos Acolher e oferecer tratamento psicoterápico a usuários de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas; Acolher e oferecer tratamento a familiares de usuários de substâncias psicoativas; Realizar avaliação psiquiátrica e acompanhar pacientes atendidos pelo Centro; Acompanhar as internações hospitalares de pacientes atendidos pelo Centro; Empreender, junto aos usuários de drogas injetáveis, ações de prevenção da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Atender, primariamente, aos usuários de drogas injetáveis e, em particular, os pacientes contaminados pelo HIV; Elaborar e desenvolver estudos e pesquisas relativos ao uso de substâncias psicoativas nas seguintes áreas do conhecimento: epidemiologia, socioantropologia, direito, psicanálise, educação, comunicação de massa, entre outras; Empreender ações, junto à comunidade em geral, no sentido de informá-la sobre os usos de substâncias psicoativas; Atender à demanda de informações da comunidade sobre substâncias psicoativas; Realizar intervenções programadas, junto a segmentos sociais específicos, voltadas para a educação para a saúde; Inventariar o acervo de publicações existentes, no país e no exterior, acerca do uso e do abuso de substâncias psicoativas; Cadastrar, a nível local, estadual e nacional, os principais centros de referência e tratamento do abuso de substâncias psicoativas; Realizar, a título de estudo, treinamento de estudantes de graduação e de pós-graduação, nos diversos setores do Centro, bem como ofertar, a profissionais da área de saúde, trabalho, educação, ciências sociais e artes, a oportunidade de especialização no campo das substancias psicoativas; Executar acordos de cooperação técnica com instituições públicas e privadas, com o fim de implementar, em segmentos específicos da comunidade, as ações de prevenção, informação, educação para a saúde, tratamento e pesquisa sobre o uso e o abuso de substancias psicoativas; Fazer circular, através de publicações periódicas, o conhecimento e a produção do saber sobre o usuário e as substâncias psicoativas, divulgando, inclusive, a produção de outros Centros de Referência no país. Acesse:http://www.cetadobserva.ufba.br/

Contato:

Núcleo de Extensão - NEXT
Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA)
Praça XV de Novembro, s/nº, Largo do Terreiro de Jesus
CEP: 40026-010 - Salvador/BA
Tel. (71) 3283-5574
E-mail: next.fmb@ufba.br