NEXT

O Núcleo de Extensão (NEXT) foi criado por meio da Portaria FMB nº021/2017, de 28/07/2017, com o intuito de acompanhar as atividades de extensão universitária no âmbito da FMB-UFBA.

As propostas e relatórios de atividades de extensão elaboradas por servidores discentes ou TAE da FMB passaram a ser submetidas à análise prévia do NEXT, com vistas ao cumprimento dos normativos vigentes, substanciando, dessa forma, as apreciações da Congregação. Em 2017 foram aprovados pela Congregação da FMB, com registro em ata: 22 propostas e 21 relatórios de atividades de extensão.

Principais atividades permanentes desenvolvidas:

Criado em 10 de agosto de 2007, o Ambulatório Materno-Infantil Professor Nélson Barros é uma unidade docente-assistencial coordenada por docente do Departamento de Pediatria, e já consolidada como importante campo de prática da FMB. A atual coordenadora é a Profa. Regina Terse Trindade Ramos. Através de cooperação técnica com a SMS de Salvador, tem sido possível disponibilizar uma equipe de Saúde da Família para a comunidade do Centro Histórico, garantindo assim a oferta de consultas, procedimentos, dentro os quais realização de curativos e vacinação, além de atividades educativas realizadas tanto pela equipe quanto pelos docentes dos Departamentos de Pediatria e do de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, os quais desenvolvem atividades curriculares de graduação na Unidade. Os componentes curriculares que exercem atividades no referido espaço são: Módulo de Pediatria (MED B44), oferecido no sétimo semestre; Internato I e II de Pediatria (MED 231 e 245, quinto e sexto anos do curso médico); e Ginecologia e Obstetrícia (MED B55). A Unidade também acolhe os residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria do Complexo HUPES –UFBA, que necessitam de atividades em Atenção Primária à Saúde.
A Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC) é um Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA), coordenado pelo Profº Drº Leandro Dominguez. Criado em 2003, o Serviço desenvolve atividades de intervenção preventiva e assistencial às pessoas que usam drogas por meio de projetos elaborados com esse fim e desenvolvido em parceira com outras instituições a nível local (Estado e Município), nacional (Ministérios da Saúde e Ministério da Justiça) e Internacional (Governo Americano). Em 2012 um novo Projeto assistencial entrou em funcionamento: o Centro de Atenção Psicossocial para Pessoas que usam álcool e outras Drogas CAPS AD Gregório de Matos. Entre os projetos de prevenção o mais recente, iniciado em 2012 é o Prevenção do uso abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e que se destina à criação de grupos de atenção ao uso de drogas em cada uma das unidades de ensino da rede estadual. Outra linha de atuação da ARD-FC é a de ensino e capacitação. O Serviço serve de campo de prática para três atividades , diretamente sob a sua responsabilidade: a componente Redução de Danos da disciplina MED MB53; o Programa de Educação pelo Trabalho PET Saúde Mental Álcool e outras Drogas e a Disciplina M84 Arte e Redução de Danos, vinculada à Ação Curricular em Comunidades e Sociedade ACCS da Pro-Reitoria de Extensão PROEXT/UFBA. Indiretamente outros Departamentos e Unidades da UFBA e de outras Instituições de ensino da Bahia, utilizam a ARD-FC como campo de estágio, curricular e extra-curricular a nível de Graduação e de Pós-Graduação. No que diz respeito à capacitação técnica, o principal projeto é o de integração da ações de Redução de Danos decorrentes do uso de drogas à atenção Básica de Saúde do Município de Salvador, em parceria com a Secretaria municipal de Saúde. A ARD-FC tem participado de estudos locais e de estudos multicêntricos de natureza epidemiológica e comportamental relacionado ao uso de drogas em parceria com outras Universidades brasileiras e de outros países. Acesse: https://aliancardfc.wordpress.com/alianca/
O CAPS do Garcia é um projeto de extensão permanente do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da FMB – UFBA, de natureza docente-assistencial. A unidade de saúde, inaugurada em 12/09/08, é coordenada pelo Professor Carlos Tadeu Lima, tendo como docentes participantes as Professoras Fabiana Nery, Míriam Gorender, Esdras Cabus Moreira e Ivete Oliveira. Funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, que fornece grande parte do corpo técnico, e a FAPEX que oferece apoio administrativo e um psiquiatra. O CAPS é responsável pela coordenação de cuidados à saúde mental em um território adstrito de 31 localidades com 370 mil habitantes no Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho. É cenário de prática de três disciplinas do curso de Medicina e uma disciplina do curso de Enfermagem, recebendo também estagiários de Farmácia e Serviço Social. É campo de estágio do Programa de Residência Médica de Psiquiatria e da Residência Multiprofissional do HUPES.
Extensão Permanente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Estado da Saúde, Justiça, Educação, Trabalho e Ação Social, Planejamento e Tecnologia; Prefeitura Municipal de Salvador, Câmara de Vereadores da Cidade de Salvador, Serviço Social da Indústria-SESI/BA, Associação Baiana de Apoio ao Estudo e Pesquisa do Abuso de Drogas-ABAPEQ. Objetivos Acolher e oferecer tratamento psicoterápico a usuários de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas; Acolher e oferecer tratamento a familiares de usuários de substâncias psicoativas; Realizar avaliação psiquiátrica e acompanhar pacientes atendidos pelo Centro; Acompanhar as internações hospitalares de pacientes atendidos pelo Centro; Empreender, junto aos usuários de drogas injetáveis, ações de prevenção da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Atender, primariamente, aos usuários de drogas injetáveis e, em particular, os pacientes contaminados pelo HIV; Elaborar e desenvolver estudos e pesquisas relativos ao uso de substâncias psicoativas nas seguintes áreas do conhecimento: epidemiologia, socioantropologia, direito, psicanálise, educação, comunicação de massa, entre outras; Empreender ações, junto à comunidade em geral, no sentido de informá-la sobre os usos de substâncias psicoativas; Atender à demanda de informações da comunidade sobre substâncias psicoativas; Realizar intervenções programadas, junto a segmentos sociais específicos, voltadas para a educação para a saúde; Inventariar o acervo de publicações existentes, no país e no exterior, acerca do uso e do abuso de substâncias psicoativas; Cadastrar, a nível local, estadual e nacional, os principais centros de referência e tratamento do abuso de substâncias psicoativas; Realizar, a título de estudo, treinamento de estudantes de graduação e de pós-graduação, nos diversos setores do Centro, bem como ofertar, a profissionais da área de saúde, trabalho, educação, ciências sociais e artes, a oportunidade de especialização no campo das substancias psicoativas; Executar acordos de cooperação técnica com instituições públicas e privadas, com o fim de implementar, em segmentos específicos da comunidade, as ações de prevenção, informação, educação para a saúde, tratamento e pesquisa sobre o uso e o abuso de substancias psicoativas; Fazer circular, através de publicações periódicas, o conhecimento e a produção do saber sobre o usuário e as substâncias psicoativas, divulgando, inclusive, a produção de outros Centros de Referência no país. Acesse:http://www.cetadobserva.ufba.br/

Contato:

Núcleo de Extensão - NEXT
Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA)
Praça XV de Novembro, s/nº, Largo do Terreiro de Jesus
CEP: 40026-010 - Salvador/BA
Tel. (71) 3283-5574
E-mail: next.fmb@ufba.br