Home Núcleos NETBIO

NÚCLEO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO TRANSDICIPLINAR EM BIOÉTICA
DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Breve Histórico

A primeira divulgação científica sobre Bioética no Estado da Bahia ocorreu em maio de 1994 com a publicação do artigo no jornal “A Tarde” intitulado “Bioética: dimensão e rumos”, de autoria da Profa. Eliane S. Azevêdo. No segundo semestre de 1994, o professor José Tavares-Neto propôs, ao Colegiado do Curso de Pós-graduação em Medicina Interna (CPgMI) da FMB-UFBA uma reforma curricular dos cursos Pós-graduação Stricto Sensu, havendo a inclusão das disciplinas optativas de “Bioética” e “História e Filosofia da Ciência”, inicialmente para o curso de Doutorado. A disciplina “Bioética” foi ministrada, pela primeira vez com a participação do Professor-convidado o bioeticista Joaquim Clotet ( Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre). Em 1996, o segundo curso foi ministrado conjuntamente pelos Profs . Joaquim Clotet e Eliane S. Azevêdo. Nos anos seguintes, o ensino dessa disciplina ficou sob a responsabilidade de Profa Eliane S. Azevêdo que na mesma época desenvolveu o fortalecimento da Bioética na Universidade Estadual de Feira de Santana.
Em 2005, o Colegiado do PPgMS aprovou a disciplina Bioética como obrigatória para os cursos de Mestrado e de Doutorado. Nesse mesmo ano, Prof. José Tavares-Neto fez a proposta para criação do Núcleo de Pesquisa e Educação Transdisciplinar em Bioética (NETBIO) da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal Bahia aprovada pela Congregação da FMB-UFBA. Este Núcleo foi criado mediante Portaria FAMEB n° 22/2005, de 13 de outubro de 2005, e inaugurado em evento presidido pelo então diretor Prof. José Tavares-Neto. O auxílio inicial para o Núcleo foi obtido da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) através aprovação de projeto de pesquisa. Desde sua criação o Núcleo de Bioética da FAMEB vem ministrando a disciplina de Bioética em nível de pós-graduação na FMB, mantém um grupo de estudo com reuniões científicas quinzenais.

Fonte: Tavares-Neto et al. Breve História da Bioética na UFBA e na UEFS. Gaz. méd. Bahia 2007;77:1 (Jan-Jul):19-30.

Consulte:
Portaria n. 22 de 2005 e Regimento Interno do NETBIO