Notas Públicas

Cerimônia de formatura de médicos residentes no Terreiro de Jesus

"Muito simbólica", foi assim que o diretor da FMB, Prof. Luis Fernando Adan definiu a cerimônia. Atendendo à sugestão do Prof. Jorge Carvalho Guedes, atual coordenador da Comissão de Residência Médica da instituição, a sede mater da FMB recebeu 53 médicos residentes que optaram pela solenidade de entrega dos seus certificados  no solo sagrado da medicina brasileira, célula-mãe do ensino superior no Brasil. Os programas de residência médica da UFBA - uma das mais antigas e importantes do país -  envolvem o Hospital Prof.

Nota de indignação e solidariedade à população e às vítimas da tragédia-crime socioambiental da Vale em Brumadinho

"Na sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a cidade e região de Brumadinho, em Minas Gerais, foi atingida pelo rompimento da barragem número 1 de rejeitos de minério de ferro (12,7 milhões de metros cúbicos), da Mina Córrego do Feijão da empresa VALE. Os rejeitos chegaram ao Rio Paraopeba e avançam rumo ao Rio São Francisco, chegando, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM, 28/01/2019), entre os dias 5 e 10 de fevereiro à usina Retiro Baixo e, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, ao reservatório da hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco.

ELV-SUS Emerson Monteiro chega a sua 38º Edição

Ocorrerá entre os dias 09 e 16 de Fevereiro o Estágio Local de Vivência no SUS - Emerson Monteiro (ELV-SUS) que chega, agora no primeiro semestre de 2019, à sua 38ª edição. O estágio, que ocorre há 18 anos, é organizado por alunos da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA, tendo como público alvo os novos estudantes do semestre. Durante esse período, os estagiários viajam para Vitória da Conquista, e conhecem a rede local do Sistema Único de Saúde, passando pelos vários níveis de atenção à saúde, tanto na cidade quanto na zona rural.

Moção de Agradecimento

A Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia aprovou com uma moção de agradecimento às Servidoras Técnico-Administrativas em Educação a Dra. Cristina Maria Mascarenhas Fortuna e a Restauradora Clara Barros de Oliveira pelo trabalho que desenvolveram sobre o acervo histórico-cultural da FMB. O trabalho digitalizado está disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25414.

FMB perde mais um dos seus guardiões

É com pesar que comunicamos o falecimento de mais um guardião da FMB, Antonio Damasceno Machado da Cunha, SEO DAMASCENO, na noite de 27 de novembro de 2017. O sepultamento foi no dia 28, no Cemitério da Quinta dos Lázaros, às 15:30 horas. 

Saiba mais sobre esse guardião da Faculdade de Medicina da Bahia.