Notas Públicas

Nota de pesar - Prof. Zilton de Araújo Andrade

A Comunidade da FMB endossa nota de pesar pelo falecimento do Professor Zilton Andrade, no dia de hoje, 22 de julho de 2020. Esta justa e derradeira homenagem, elaborada pelos professores Luiz Antônio Rodrigues de Freitas e Mitermayer Galvão Reis, traduz o sentimento de toda a Universidade sobre uma das suas personalidades mais emblemáticas. 

 

"Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do Prof. Dr. Zilton Andrade.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) respeita o livre exercício da democracia e a liberdade de expressão por parte dos membros da sua comunidade e esclarece que toda manifestação oficial de apoio ou agravo à causas acadêmicas, sociais, humanitárias, entre outras, é previamente apreciada por sua Congregação e registrada em ata, a qual é publicada na homepage da faculdade ficando disponível para acesso. Clique no anexo abaixo e leia o documento completo.

Nota de pesar - Disc. Leonado Lopes Resende

Com pesar, informamos que hoje o céu ganha mais uma estrela: Leonardo Lopes Resende. 
Nosso querido colega, amigo e irmão. Leonardo partiu hoje para o seu descanso. Colega exemplar, sempre participativo e disposto a ajudar, atuou ativamente na vida acadêmica e fora dela, apoiando sempre os colegas.
 
Léo continuará vivo em nossos corações e em nossas lembranças. Suas risadas, seus conselhos, sua sempre reconfortante palavra ficará para sempre em nossas memórias.
 

A Bibliotecária da FMB, Ana Lúcia Albano, recebeu honraria por sua atuação da BGM

A bibliotecária da Bibliotheca Gonçalo Moniz, Ana Lúcia da Silva Albano, recebeu na manhã do dia 12/03/2020, a homenagem de honra ao mérito na categoria de biblioteca especializada, pela competência, dedicação e relevantes serviços para a Biblioteconomia e a sociedade brasileira.

A honraria conferida no evento de comemoração pelo Dia do Bibliotecário, ocorrido na Biblioteca Central do Estado da Bahia, foi o resultado da consulta pública feita entre os profissionais da área.

Nota de pesar - Prof. Hugo da Silva Maia

Com pesar, informamos o falecimento, no dia último dia 2 de maio, do Professor Hugo da Silva Maia professor aposentado de Reprodução Humana da FMB-UFBA. O Prof Hugo Maia foi responsável por importantes pesquisas na década de 1970 em Reprodução Humana, notadamente na área de fisiologia tubária e uterina no Centro de Pesquisas em Reprodução Humana da Organização Mundial da Saúde que funcionou na Maternidade Climério de Oliveira. A atuação do docente na FMB se estendeu por muitos anos, de 1951 até 1989, quando aposentou-se. 

Nota de pesar - Prof. Marcelo Benício dos Santos

A Faculdade de Medicina da Bahia, consternada com a perda, informa o falecimento do Prof. Marcelo Benício dos Santos, na tarde de ontem, dia 23 de abril de 2020. Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1978, era especialista em Radiodiagnóstico, com Mestrado em Medicina (Radiologia Clínica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Medicina (Radiologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (1990).

Nota de pesar - Prof. Armênio Costa Guimarães

A FMB, com profundo pesar, comunica o falecimento do Prof. Armênio Costa Guimarães, nas primeiras horas do último domingo, 19 de abril. Para além do professor de reconhecido talento, meticuloso, dedicado, pesquisador respeitado, sempre voraz na busca pelo conhecimento, registramos a existência do homem bom e ético, do servidor público que tanto contribuiu para a grandeza da nossa faculdade e da UFBA. 
 

Carta aberta a favor da permanência do PPGSAT da UFBA

Discentes egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) e atuais discentes do Programa de PósGraduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA divulgam carta de apoio à continuidade dos Programas de Pós-Graduação diante das atuais ameaças de extinção em virtude dos cortes orçamentários que precarizam o fomento à pesquisa.