Semana dos Calouros 2018.2

Na última semana, de 20 a 26 de agosto, os novos estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB-UFBA), que ingressaram no semestre 2018.2, participaram da tradicional Semana dos Calouros, espaço em que conheceram as estruturas da faculdade e debateram temas que permeiam o estudante de medicina e o profissional médico. A SDC, como é popularmente conhecida, é construída por diferentes grupos estudantis da FMB, incluindo o Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED Pedro Benedicto), o Programa de Educação Tutorial (PET), a Associação Atlética Acadêmica Antônio Carlos Vieira Lopes, o Coletivo Além do Que Se Vê, Coletivo Negrex e o grupo História da Alegria Atual, além da participação da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (DENEM).

A semana se inicia com os “calouros” conhecendo a história dos 210 anos da FMB através de uma visita à Sede Histórica no Terreiro de Jesus, e continua através de diversos espaços de debate e construção de ideias sobre o movimento estudantil, a importância do tripé universitário, o respeito à diversidade na universidade, a defesa do Sistema Único de Saúde, etc. Além disso, os estudantes também foram apresentados à Ligas Acadêmicas, viveram sua primeira aula na faculdade conhecendo o Suporte Básico de Vida, participaram de uma gincana esportiva organizada pela Atlética e realizaram o chamado “Trote Solidário”, doando sangue ao HEMOBA na última quinta-feira (27/08).

O desfecho final da SDC é a Cerimônia do Jaleco, ocorrida no último domingo (26/08). A Cerimônia aconteceu no Salão Nobre da sede da FMB, onde os estudantes comemoraram o ingresso na faculdade, sobre o simbólico ato de vestir o jaleco trazido por seus amigos e familiares. Com a presença de representantes dos discentes e docentes da faculdade, o momento é tradicionalmente um marco da entrada de novas turmas no curso.

A SDC é fruto do protagonismo estudantil na FMB, sendo organizada pelos alunos e para os alunos. A cada ano, se renova e se reconstrói, levando sempre em consideração a avaliação das Semanas anteriores e o contexto que a Universidade vive.