Nota de pesar - Prof. Thomaz Rodrigues Porto da Cruz

A medicina brasileira e a Universidade Federal da Bahia  perderam na manhã de hoje, 14 de outubro de 2020, o Prof. Thomaz Rodrigues Porto da Cruz. Nascido em Sergipe em 29 de dezembro de 1940, formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA) em 1964. Ao se diplomar, recebeu o prêmio Manoel Victorino, oferecido ao formando com maior média global nas disciplinas e atividades durante o curso. Após a Residência Médica realizou sua especialização (1966-1969) na Cornell University Medical College, em Nova York. Foi docente da Faculdade de Medicina da Bahia de 1973 a 2010, aposentando-se como Livre Docente. Durante esse período  chefiou o Departamento de Medicina, coordenou a Residência Médica e o Serviço de Endocrinologia Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Essa trajetória o levou à Direção da Faculdade de Medicina da Bahia, cargo que ocupou entre1992 e 1996.

Presidiu a Academia de Medicina da Bahia, sendo um dos seus membros eméritos, foi membro honorário da Academia Sergipana de Medicina, da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Dominicana de Endocrinologia. Também foi Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no período de 1990 a 91, de dois Congressos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (1976 e 1996) e dois Congressos Brasileiros de Diabetes (1976 e 1987).

Formou gerações de endocrinologistas na Bahia, sempre incentivando a autonomia e a independência daqueles que o circundavam. Solidário, ético, amigo fiel, o Prof. Thomaz foi , para além da brilhante carreira acadêmica, um homem bom. Dono de oratória e inteligência notáveis, exerceu atividade literária, deixando livros escritos, “Perfis do meu apreço” e “Agudas e Crônicas”.
A Bahia que lhe deu - como ele tantas vezes orgulhosamente dizia -  dois preciosos bens, o ''estetoscópio'' e a filha Isadora, por fim, hoje, o acolheu no Jardim da Saudade, às 17 horas, em cerimônia restrita devido às condições sanitárias vigentes.

A  comunidade da FMB solidariza-se com a família desse baiano por adoção, que escreveu, com inconteste talento, importantes capítulos na história da nossa bicentenária casa.