NOTA DA DIREÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA EM 4 DE MAIO DE 2024 REFERENTE ÀS ATIVIDADES DA FACULDADE DURANTE A GREVE

 
Prezados Professores da Faculdade de Medicina da Bahia,
 
Nós, diretores da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), desejamos compartilhar sobre o que tem sido feito para evitar maiores problemas para o curso de medicina e nossos estudantes durante a greve dos professores da UFBA.
 
Durante reuniões com os Chefes de Departamento e Coordenações de Colegiado, tivemos a oportunidade de ouvir suas considerações sobre quais atividades devem ser classificadas como essenciais durante o período da atual greve dos professores e quais medidas devem ser adotadas. Com base nesses diálogos, temos negociado com o Comando de Greve, que tem demonstrado compreensão e sensibilidade quanto à grave e preocupante situação do curso de Medicina e a necessidade de manter certas atividades para evitar problemas que possam comprometer a qualidade do ensino e prolongar ainda mais o tempo de graduação dos estudantes.
 
Entendemos que neste sentido devem ser mantidas as atividades do internato e dos sétimo e oitavo semestres e as atividades de ensino-serviço como as que se desenvolvem na Maternidade Climério de Oliveira, Maternidade José Maria de Magalhães Netto, Ambulatórios do Hospital Professor Edgard Santos (Magalhães-Neto), atividades nos Complexos Comunitários Vida Plena (CCVP), SAMU e o Ambulatório Materno-Infantil Nelson Barros (AMINV), entre outros serviços. 
 
Para evitar interrupções no fluxo acadêmico e assegurar a continuidade da formação de nossos estudantes sem atrasos adicionais, consideramos fundamental que estas atividades sejam retomadas imediatamente. 
 
Devemos nos reunir novamente com as Chefias de Departamento e Coordenação de Colegiado e, se necessário, manteremos negociações contínuas com o Comando de Greve. Continuaremos a manter todos informados sobre quaisquer desenvolvimentos. 
 
Contamos com a compreensão e apoio de todos.
 
Salvador, 4 de maio de 2024
 
Cordialmente,
 
Antonio Alberto Lopes, Diretor da FMB
Eduardo Reis, Vice-Diretor da FMB