I Simpósio de História da Medicina na Bahia

O I Simpósio de História da Medicina na Bahia é uma atividade acadêmica promovida pela Faculdade de Medicina da UFBA em parceria com o curso de História da UFBA e UNEB, com o Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências Afins, Memorial da Medicina Brasileira, Academia de Medicina da Bahia e com a Sociedade Brasileira de História da Ciência, e tem como tema “A Medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde”, abordando em seu evento assuntos como escravidão e saúde no Brasil, história da loucura, história da medicina e saúde: perspectivas disciplinares, e história da medicina materno-infantil.

O evento acontecerá na sede da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia, localizada no Terreiro de Jesus/ Pelourinho – Salvador/BA no período de 02 a 05 de novembro de 2022.

O Simpósio contará com uma conferência de abertura, mesas redondas, seminários temáticos, painéis de apresentação oral e terá como produto a publicação de um caderno de resumos, anais e um livro de coletâneas com artigos de professores conferencistas. O evento proporcionará discussões teórico-metodológicas de forma interdisciplinar acerca da História da Saúde, da Medicina e da Ciência a fim de dialogar com pesquisadores de diferentes áreas, tendo em vista a urgência de explorar sobre a temática dos estudos já realizados ou em processo de construção. Ademais, o evento é uma extensão universitária de caráter social, cultural e educacional com vistas a abertura ao grande público e à democratização do conhecimento científico.

As inscrições já estão abertas no nosso site: http://www.simposiohistoriamed.ufba.br/