Avanços no ensino baseado em simulação na FMB

“Sonho que se sonha junto é realidade”. É o lema que os professores de Obstetrícia e de Urgência e Emergência tem levantado para estimular o ensino baseado em simulação. Através de iniciativas tímidas, porém constantes e com muita vontade, os professores tem se empenhando em aproximar os alunos da prática e simulação realística.

No dia 19 de julho foi realizado mais uma edição da aula conjunta de Emergências Obstétricas. Com a participação dos professores Lídia Aragão, Licemary Lessa, Fernando Gouveia e Ricardo Zantieff, essa aula abordou temas conjuntos as duas especialidades e se baseou na simulação e estações práticas. A simulação contou com participação de alunos interpretando os pacientes e manequins que auxiliavam na realização de manobras e procedimentos e foi liderada pelo professor Fernando Gouveia, que afirmou ser uma experiência enriquecedora para todos os presentes.

Além dos alunos regularmente matriculados, a sessão ainda contou com a presença de alunos da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Médicas (LAEME) e da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia (LAGOB). Até ex alunos, como a residente de Ginecologia e Obstetrícia da USP, Beatriz Martineli estiveram presentes.

O ensino baseado em simulação já é uma realidade nas aulas do eixo de Urgência e Emergência, onde todas as aulas são baseadas em simulações. “A depender do tema abordado utilizamos algum manequim, mas muitas vezes, apenas a simulação de baixa fidelidade já ajuda muito fazendo os alunos se expor mais e sentindo a necessidade do estudo”, afirma Ricardo Zantieff, professor da disciplina.

Os professores estão empenhados em trazer o ensino baseado em simulação para a Faculdade como um todo, sendo a ocupação e utilização do laboratório de habilidades localizado na Sede Mater do Terreiro de Jesus o primeiro passo.

Texto original enviado por Luana Ribeiro
Jornalista - DRT-BA 4676