4º Webinário do NAMIR - UFBA: Reflexões sobre migração contemporânea no Brasil

O Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia, NAMIR-UFBA, convida ao "Quarto Webinário do NAMIR - UFBA" que acontecerá no dia 27 de julho de 2020 as 15hs, intitulado "Reflexões sobre migração contemporânea no Brasil", contando com a participação de:

1) Agnaldo Pereira de Oliveira Júnior: Padre Jesuíta. Diretor Nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados.

Título: Atuação do Serviço Jesuíta junto aos migrantes e refugiados.

Resumo: Serão apresentadas as áreas de atuação do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados-SJMR e os projetos que estão desenvolvendo nossos escritórios de Boa Vista/RR, Manaus/AM, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG e Porto Alegre/RS. Apresentaremos também o mapa de georreferenciamento do atendimento em de Minas Gerais.

2) Carla Craice da Silva: Cientista Social e Demógrafa. Docente Instituto de Humanidades e Letras Malês (IHLM)/UNILAB.

Título: O Atlas Temático das Migrações Internacionais na Região Nordeste: reflexões sobre as migrações contemporâneas.

Resumo: As mudanças na inserção produtiva da região Nordeste nas relações internas e internacionais no século XXI desencadeou um novo momento da migração para os estados nordestinos, que passaram a se consolidar como espaços de circulação dos imigrantes internacionais. O Atlas Temático das Migrações Internacionais na Região Nordeste, organizado pelo Observatório das Migrações do Estado de São Paulo, vem na direção de compreender as migrações internacionais apresentando informações fundamentais para retratar tais fluxos no momento mais recente. Utiliza-se, para isso, diferentes fontes de dados, como o Sistema Nacional de Cadastro e Registro de Estrangeiros (SINCRE) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre outras fontes. O que se nota é uma diversidade dos flux os migratórios contemporâneos para o Nordeste, além de novas tendências de redistribuição espacial e uma heterogeneidade das modalidades migratórias, como refugiados, estudantil, de aposentadoria, além da reconfiguração da migração laboral, implicando em desafios para o acolhimento dos migrantes nas novas moradas.