Home Núcleos NUPE
NUPE – Núcleo de Pesquisa Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia PDF Imprimir E-mail

Av. Reitor Miguel Calmon s/nº, Vale do Canela. CEP 40110100 Salvador, Bahia.
Tel.: (71) 3283-8875/ 8788- 4573

Prof. Mario Castro Carreiro - Coordenador
Prof. Pedro Hamilton Guimarães - Vice-Coordenador

Professores Permanentes do NUPE

- Prof. Dr. Ediriomar Peixoto Matos
- Prof. Dr. Mário Castro Carreiro
- Prof. Dr. Mário César  Abreu
- Prof. Dr. Normand Araújo Moura
- Prof. Dr. Pedro Hamilton Guimarães
- Prof. Dr. Marcus Antônio de Mello Borba

Professores Substitutos

- Profa. Dra. Simone Santana Santos Neves
- Prof. Dr. Mateus Reis

Secretárias

- Sra. Nevolanda Sampaio Meirelles
- Sra. Rutinea Costa Barbosa

Coordenador dos Monitores

- Natália Xavier
- Paulo Vitor Barreto Guimarães

Apresentação

A Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA dispõe de um laboratório no prédio de Aulas da FMB no Vale do Canela, o  NUPE (Núcleo de Pesquisa  Experimental).

O NUPE dispõe de um laboratório com aproximadamente 250,00 m2:

1 - Secretaria.
2 - Sala de Reuniões com computadores interligados a internet.
3 - 03 (três) salas cirúrgicas para animais de laboratório.
4 - Sala de esterilização.
5 - Autoclave.
6 - Material Cirúrgico permanente.
7 - Vídeo laparoscópico cirúrgico.
8 - Microscópio cirúrgico.
9 - Enfermarias para animais de laboratório pré e pos-cirugico.

A programação do Núcleo de Pesquisa Experimental da FMB é dotada de um planejamento didático contínuo, com sessões semanais de atualização, aulas do curso de graduação de pesquisa e extensão, sendo ministradas as aulas práticas da Disciplina do Curso de Graduação da FMB-UFBA, MED 103 Técnica Operatória e Cirurgia Experimental.

Realizamos diversos Cursos de Extensão no NUPE, tais como:

1 – MONITORIA EM TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL.
Carga horária: 200 hs
Curso Permanente

Ementa: Visa qualificar os alunos do Curso de Graduação em Medicina, que após cursarem a disciplina de Técnica Operatória MED- 103, que obtiveram aprovação com conceito mínimo de 07 (sete) e que após processo seletivo venham a aprimorar os conceitos técnicos da Técnica Operatória, iniciando o processo de apresentação e realização de aulas expositivas e praticas e processos Cirúrgicos.

2 – EMERGENCIAS MÉDICAS – UTI
Carga horária: 468 hs
Curso Permanente

Ementa: Treinamento em serviços técnicos práticos para acadêmicos de medicina que tenham concluído a Monitoria em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, com o objetivo de conhecer as emergências e urgências cirúrgicas, área a qual não está incluída na grade curricular do graduado.

3 – CURSO DE BIOTERISMO
Carga horária: 100 hs
Curso Permanente

Ementa: Qualifica os alunos para saberem lidar com animais de laboratório, aprendendo o trato adequado dos animais, aprendendo código de ética dos animais de laboratório, preservando os animais de sofrimento desnecessários.

4 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM CIRURGIA EXPERIMENTAL
Carga horária: 100 hs
Curso Permanente

Ementa: Qualifica os alunos do Curso de Graduação para pesquisa em cirurgia experimental, sendo necessário cursarem a disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental MED 103. Após processo seletivo vindo aprimorar os conceitos em Metodologia de Pesquisa em Cirurgia Experimental, observando os métodos gráficos, bibliografia e como se desenvolve o processo de realização dos trabalhos experimentais.

5 – SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Carga horária: 20 hs
Curso Permante

Ementa: Trata-se de treinamento para Ressussitação Cardio Respiratória, para acadêmicos de medicina.

6 - CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PROCEDIMENTOS BÁSICOS
Carga horária: 08 hs
Curso Eventual

Ementa: É um Curso teórico prático com o objetivo de aprimorar os participantes na realização de procedimentos básicos tais como: aplicação de medicamentos, noções de oxigenoterapia, técnicas de aspiração nasofaringea e endotraqueal, técnica de sondagem nasogástrica, nasoenterica e vesical.

O NUPE vem realizando diversos Works Shops tais como:

1- WORKSHOP DE ACESSO VASCULAR
Carga horária: 04
Curso Eventual

Ementa: Promover o aprendizado da técnica de acesso vascular periférico e central: recursos de vídeo da The New England Journal of Medicine; demonstração de acesso venoso periférico em manequins; Exposição e meios de utilização do instrumento de acesso venoso central.

2- SÍNTESE CIRÚRGICA
Carga horária: 04
Curso Eventual

Ementa: Aperfeiçoar o aprendizado da técnica de síntese e aprimorar conhecimentos sobre os materiais usados para esta função. Exposição de materiais de síntese e aplicação prática das técnicas em tecidos biológicos e modelos sintéticos.

Participamos:
Do Congresso Brasileiro de Urologia de 2008, em Salvador, realizando procedimentos cirúrgicos em porcos.

Do Curso de Captação de Córnea da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, onde realizamos o curso pratico de Captação de Córnea em cabeças de porcos em maio de 2008

Do III Curso Ibero-Americano de Control de Gestión de Calidad de las Actividades Relacionadas com Tejidos Humanos, 02 a 05 de setembro de 2009, realizando em Salvador, onde coordenamos a realização da parte pratica, com a realização de procedimentos cirúrgicos em porcos.

Do Curso de Captação de Córnea da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, onde realizamos o curso pratico de Captação de Córnea em cabeças de porcos em maio de 2009.