XI Fórum Pedagógico da FMB - Resultados

O XI Fórum Pedagógico da Faculdade de Medicina Bahia (FMB) ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2019, no Anexo I da FMB, no turno matutino, sob a coordenação do Colegiado do Curso de Medicina, representado pelos Professores Luiz Antônio Freitas e Vera Lúcia Lobo, respectivamente coordenador e vice coordenadora do Colegiado de Graduação. O tema central foi “Interdisciplinaridade: como fazer?”. Participaram 52 membros da comunidade, entre docentes, discentes e técnicos do curso de medicina.  O Núcleo de Currículos da PROGRAD  se fez representado por sua coordenadora Profª Noemi Santana.

Os trabalhos se iniciaram com os discentes Daniele de Carvalho Leite Alencar e Thiago Aguiar Jesuino, membros do PET, apresentando os resultados do Avalia FMB 2018.2, instrumento desenvolvido  e aplicada  há alguns anos. Em seguida, a Profª  Rita  Fernandes (DMPS) teceu considerações gerais sobre a questão da interdisciplinaridade e relatou as experiências vivenciadas no 4º semestre, sobretudo com a realização semestral de um seminário temático interdisciplinar.

Na etapa seguinte, as comissões semestrais, constituídas pelos coordenadores de componentes curriculares oferecidos a cada semestre, se reuniram para apresentar, discutir e organizar as disciplinas, em uma sequência que viabilize maior integração entre os conteúdos ofertados. A proposta incluiu a  elaboração de plano de ações interdisciplinares tendo como referência a Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação em medicina e a  nova matriz curricular aprovada pela Congregação em 18 de dezembro passado. Ao final, um representante  de cada uma das oito comissões semestrais apresentou, à plenária, uma síntese dos pontos mais relevantes discutidos pelo grupo e o nome do docente indicado como coordenador semestral.

O Colegiado de graduação em medicina avaliou como promissores os resultados do evento e se propôs a promover atividades continuadas das comissões de cada semestre, a fim de fazer progredir as ações de integração de conteúdos.