X Fórum Pedagógico - resultados

O X Fórum Pedagógico da Faculdade de Medicina Bahia (FMB) ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto de 2018, nas dependências do Anexo I da FMB, no período matutino, sob a coordenação do Colegiado do Curso de Medicina, representado pelo Professor Luiz Antônio R. de Freitas. O evento teve como tema principal “Pensando o Planejamento Pedagógico”. Participaram do evento, docentes, discentes e técnicos do curso de medicina, sendo registrada no primeiro dia, a presença de 63 participantes; no segundo dia, contabilizou-se 44 participantes.

Os trabalhos se iniciaram com a Profa. Cristina D'Ávila (FACED-UFBA) que ministrou palestra sobre as orientações pedagógicas na elaboração dos Programas de Componentes Curriculares (PCC). Em seguida, a discente Tailana Paiva Dourado apresentou os resultados do Avalia FMB 2018.1, instrumento desenvolvido já há alguns anos pelo PET-Medicina. Na etapa seguinte, as comissões semestrais se reuniram para responder a questionário objetivando a revisão dos PCC, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico (PPP) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Medicina.

No segundo dia, as Professoras Vera Lobo e Isabel Carmem Freitas fizeram uma apresentação sobre o Núcleo Docente Estruturante – NDE, sua composição e atuação no curso. Em seguida, a Bibliotecária Ana Lúcia Albano fez uma breve explanação sobre a importância e contribuição do acervo da Biblioteca Gonçalo Moniz e de como ele pode ser acessado pela comunidade da FMB; dando sequência às atividades iniciadas no dia 20/08, as comissões semestrais reuniram-se para finalizar as respostas ao questionário e em seguida, cada representante de semestre apresentou, à plenária, uma síntese dos pontos mais relevantes discutidos pelo grupo.

O Colegiado de graduação em Medicina avaliou como promissores os resultados do evento. Para a próxima edição do Fórum Pedagógico está prevista a presença do Prof. Washington Luiz Conrado, tendo em foco, a utilização de metodologias ativas e a definição de competências.