Nota de pesar - Prof. Antônio dos Santos Barata

Com profundo pesar que informamos o falecimento do médico, professor e acadêmico Antônio dos Santos Barata, na tarde do dia 1º de outubro de 2020, aos 93 anos. Natural de Salvador, Dr. Antônio Barata formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia, na turma de 1956, e tornou-se referência na medicina baiana na especialidade de ginecologia e obstetrícia.

Destacou-se como professor e pesquisador na Faculdade de Medicina da Bahia, exercendo a docência no Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana no período de 1960 a 1997.

Dentre as funções desempenhadas na sua carreira, foi diretor do Hospital Geral Roberto Santos, obstetra da Maternidade Climério de Oliveira, chefe do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Ana Nery, na época Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e conselheiro do Cremeb em cinco gestões (entre os anos 1968 e 1993), assumindo o cargo de Diretor Tesoureiro no período de 1968 a 1973.

A Faculdade de Medicina da Bahia se solidariza aos familiares e amigos do Dr. Antônio dos Santos Barata nesse doloroso momento.