Homenagem ao Mestre Elsimar Coutinho dos alunos e colegas do DGORH

Ao mestre Elsimar Coutinho, com carinho

O valor das coisas não se mede pelo tempo que duram, mas na intensidade com que acontecem. Este é um retrato fiel da virtuosa trajetória do Prof. Elsimar vida afora para implantar ações onde faltavam ideias e transformar em realidade sonhos claudicantes. E, dessa forma, com a bandeira da vanguarda, revolucionou a medicina ao propor e executar trabalhos na área de reprodução humana e da endocrinologia com ênfase no planejamento familiar e na reposição hormonal no climatério. O objetivo precípuo era criar para beneficiar, por isso não lhe afetavam as críticas pelas polêmicas que produzia pois quando os ventos da mudança sopravam, ele construía moinhos de vento. O mestre Elsimar era um fervoroso guerreiro das mudanças e seu único receio era que as coisas não mudassem. E nada morreu dentro dele enquanto viveu, suas crenças científicas, sua força criativa e o seu entusiasmo pela profissão. Da vida fez uma arte emoldurada pela simplicidade, modéstia e tolerância.

Obrigado, Prof. Elsimar Coutinho, muito obrigado pelo seu legado de vanguardismo, conhecimento e pioneirismo na ciência médica.

Dos seus eternos alunos e colegas do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana.