Falecimento do Prof. Newton Guimarães, ex-Diretor da FMB

O Prof. Newton Alves Guimarães faleceu ontem aos 98 anos. O sepultamento será hoje, 13.11.2018, às 10:00 h no Campo Santo. O Prof. foi Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia no período de 1980 a 1984. Tornou-se "catedrático" da cadeira de Dermatologia a partir de 1949 e foi chefe do serviço da especialidade no Hospital das Clínicas (hoje o Complexo Hospital Universitário Prof. Edgard Santos) e na Escola Bahiana de Medicina. Fez grandes contribuições a pesquisa científica, entre elas as primeiras publicações, no País, sobre a imunologia da Leishmaniose Tegumentar Americana, o estudo e descrição pioneira da dermatose causada pela picada de mosquitos culicoides (maruins) e trabalho sobre o lupus eritematoso profundo. De 1979 a 1981 exerceu a Presidência da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Aposentou-se no ano de 1991, com continuidade no trabalho e atendimento em Dermatologia.