Diretoria envia mensagem ao corpo discente da FMB: Por favor, fiquem em casa! Leia texto na íntegra

Caros alunos e alunas,

O mundo está vivendo uma situação SEM precedentes nos últimos 100 anos.
A pandemia pelo Covid-19 já está no nosso cenário e todas as medidas amplamente divulgadas precisam ser seguidas com rigor.
O maior desafio nessa epidemia é o grande número de casos em um curto intervalo de tempo. Isto torna uma proporção aparentemente pequena de casos graves em um  número absoluto descomunal de casos graves, a ponto de inviabilizar o atendimento a todos que precisam.
A estratégia que faz a diferença nessa evolução é o DISTANCIAMENTO SOCIAL, que visa diminuir a circulação de pessoas para evitar o contato entre si. Tal medida está nas mãos de todo e qualquer cidadão.
Os números divulgados nas últimas horas apontam para uma proporção de casos graves em adultos jovens nos Estados Unidos, na Itália e na França, maior do que foi relatado anteriormente na China. Populações com comportamentos diferentes apresentam resultados distintos. A baixa adesão ao DISTANCIAMENTO SOCIAL poderia explicar tais achados.
É hora de cada um de nós pensar em si e em todos, ao mesmo tempo.
Apenas pessoas que desempenham atividades essenciais, a exemplo dos profissionais de saúde que estão atendendo pacientes, profissionais que lidam com alimentos e remédios, devem sair de casa.
A  adesão ao DISTANCIAMENTO SOCIAL tem impacto direto no número de casos, e consequentemente no número de óbitos  pela Covid-19.
A pandemia vai passar e a meta é que o número de mortos seja o menor possível. Atingir essa meta depende de todos.

Por favor, fiquem em casa.

Com estimas,

Luis Fernando Fernandes Adan
Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)