40ª Edição da Semana dos Calouros na FMB

Entre os dias 18 a 24 de fevereiro, ocorreu a Semana dos Calouros (SDC), preparada para receber os novos estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia, que ingressaram no semestre 2019.1. Esse espaço é construído por diversos grupos da Instituição como o Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED Pedro Benedicto), o Programa de Educação Tutorial (PET), a Associação Atlética Acadêmica Antônio Carlos Vieira Lopes (AAACVL), Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (DENEM), Coletivo Negrex e o grupo História da Alegria Atual. Durante toda a semana, as atividades visaram integrar a turma com as estruturas da faculdade e as entidades estudantis, além de propiciar também, debates pertinentes ao estudante de medicina e à área de saúde como um todo.

O primeiro dia se iniciou com uma visita à Sede Histórica no Terreiro de Jesus, com apresentação dos grupos estudantis que organizam a SDC, debate a respeito do movimento estudantil, além de tour pelo “solo sagrado”. Na terça-feira, os estudantes conheceram o Anexo I da FMB - Dra. Rita Lobato Velho Lopes, com espaços de discussão sobre a importância do tripé universitário, a diversidade da universidade e visitaram o stand das Ligas Acadêmicas, com apresentação das atividades desenvolvidas por elas.

Na quarta-feira ocorreram espaços de discussão sobre a defesa do Sistema Único de Saúde, a Saúde Mental na perspectiva do estudante de medicina e apresentação do Colegiado de Graduação do curso. Já na quinta-feira, a AAACVL organizou uma gincana esportiva de integração. Na sexta-feira, os estudantes vivenciaram a sua primeira aula na faculdade, com o tema Suporte Básico de Vida, participaram da Reunião Ordinária do Diretório Acadêmico e também fizeram doação voluntária de sangue no HEMOBA.

O encerramento da SDC ocorreu com a tradicional Cerimônia do Jaleco, na manhã do domingo (dia 24) no Salão Nobre da sede da FMB no Terreiro de Jesus. Nela, através do ato simbólico de vestir o jaleco com a presença dos seus familiares, amigos, representantes docentes e discentes, os estudantes celebram a entrada na faculdade.

A SDC é um marco no ingresso dos alunos na Universidade e é pensada e construída por estudantes e para estudantes. Ano após ano, o evento é melhorado a partir das avaliações dos estudantes que dele participam e também se renova a partir de temas que permeiam o contexto que a faculdade vivencia.